quarta-feira, 6 de junho de 2012

- Histero o quê?

- HIS-TE-ROS-SAL-PIN-GO-GRA-FI-A!!!

Foi a resposta da médica ao me passar a requisição deste quase impronunciável exame. É um ótimo exercício de trava-língua, experimente falar três vezes seguidas!

O nome do exame, bem verdade, não foi o  primeiro nem o último dos meus problemas. Já descrevi em post anterior a saga que precisaria passar após a primeira consulta séria com uma gineco/obstetra (G.O.). Também disse que, a depender dos resultados dos primeiros exames, outros viriam. Pois é, vieram. E veio outra médica também, porque a primeira deve ser médica de Cláudia Leite, pois estava muuuito difícil de marcar um retorno e a minha paciência com ela se esgotou. Afinal, cada mês é precioso pra quem está tentando engravidar, estou errada? E se ela tá ocupada assim agora, como vai ser quando eu estiver "de barriga"? Então, com referências de duas amigas, fui à nova G.O. e levei o resultado dos exames solicitados em fevereiro (!) pela outra. Sim, tudo certinho com os 47  (lembram?) exames realizados no laboratório e com os demais (santo plano de saúde, Batman!). Por  estar tudo bem conosco naqueles exames básicos, passaremos à FASE II, onde outros mais detalhados serão pedidos pra garantir que anatomicamente a gravidez também será possível sem intervenções.

Imagem aqui

Definição copiada no site http://bebedeproveta.net/histero.htm :
O que é o exame
A histerossalpingografia nada mais é do que um raio-x contrastado da cavidade uterina e de suas tubas. Ele é realizado em série, com a injeção de um líquido (contraste iodado) através do orifício do colo do útero, com o auxílio de um catéter (sonda) fino. É um dos exames mais antigos existentes na rotina da investigação do casal infértil, sendo utilizado há praticamente um século. Apesar de tão antigo, ainda é o melhor para avaliar a anatomia das tubas uterinas, não existindo outro exame que possa nos dar a mesma qualidade de informação sobre esta estrutura. A histerossalpingografia tem como principal objetivo avaliar a morfologia das tubas uterinas e, através desta análise, inferir sobre sua função reprodutiva. Pode também oferecer dados sobre a anatomia uterina, como a presença de mal-formações Müllerianas (útero bicorno, unicorno, septado etc), presença de pólipos ou miomas e sinéquias uterinas. O resultado do exame é um verdadeiro divisor de águas entre os tratamentos. Se estiver normal, os tratamentos podem ser de menor complexidade ("in vivo"), mas caso tenha alterações, devemos partir para os procedimentos mais complexos ("in vitro"). 


"A histerossalpingografia nada mais é...". Nada mais é? Hunf! Tá de brincadeira, né?

E começa a novela. Aprendido o nome e o significado da histerossalpingografia (histero, para os íntimos), entramos no capítulo "Marcação do Exame". Um drama! Momento tenso: ligo pra todos os lugares que a médica indicou e, um a um, quase todos dizem que não fazem mais ou não tem agenda para os próximos 3 meses. Por último, encontrei um que marcava, mas, mesmo a clínica atendendo pelo meu plano de saúde, este exame só é feito por particular pela bagatela de R$1.000,00. Ferrou! Recorri à net e achei um comentário de um blog onde uma garota diz que fez em Feira de Santana (a 120 km de Salvador). Liguei e procurei saber se aceitava pelo plano e se tinha vaga e, pra minha (boa) surpresa, tinha!!!! 

Fui futucar mais sobre a histero na net e vi que muitas mulheres reclamam da dor sentida durante o exame. Isto ocorre devido ao rompimento de pequenas obstruções que cedem à passagem do cateter e do contraste, então, digamos que é uma "dor do bem". Apesar da desobstrução não ser o objetivo do procedimento, é grande o número de mulheres que engravidaram na primeira ovulação após realizarem a histero justamente por essa, digamos, limpeza. Aconteceu inclusive com uma amiga minha que teve que ir a Aracaju  (pasmem!) pra fazer o disputado exame. Gustavinho fará um ano no próximo mês. Viram aí? Dor do bem!


Então, tá! Vamos aguardar o próximo ciclo pra fazer a histero. Coragem!

12 comentários:

  1. É tão bom ser homem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou obrigada a concordar com ele.. Deve ser muito bom mesmo! rs

      Excluir
    2. Principalmente se considerarmos que a parte dele acabou no post anterior, enquanto a minha... aff!

      Excluir
  2. Amiga, veja a "dor do bem" por mais um lado bom - Essa maluquice toda te rende muitas histórias!

    Boa sorte na sua histeronãoseiquêlá! Aquelas orações que vocÊ já sabe estão fortíssimas! eheheheheh

    =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que você está pedindo naquelas orações! Só lembre de pedir unitário! Hahahha
      Também acho válido pelas histórias, espero que um dia a criaturinha aprenda a ler e veja o trabalho que me deu antes mesmo de ser gerado! rsrsrsrs

      Excluir
  3. Menina, até que Feira de Santana serve pra alguma coisa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkk
      Tá vendo aí? A Princesinha do Sertão pode ser surpreendente!
      Bjos!

      Excluir
  4. CARMINHA BITTENCOURT7 de junho de 2012 às 15:18

    A PRINCESINHA DO SERTÃO, OUTRA VEZ MARRCANDO PONTO...
    QUE ESSE PROCEDIMENTO SEJA O ÚLTIMO, PARA QUE O NOSSO
    PRÍNCIPE OU PRINCESINHA VENHA DE CABEÇA!!! KKKKKKKKK
    BOA SORTE, FILHA!
    DEUS TE ABENÇOE.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. êêê!!! Deus te ouça, mamis!!!!
      "Venha de cabeça" é para um parto normal, é? rsrsrs

      Excluir
  5. Rita Argolo Bittencourt9 de junho de 2012 às 16:39

    A maternagem é essa complicação toda, mas no final vale a pena!!! Esse bebê, pelo visto, é muito voluntarioso(a), quer fazer um tour pela Bahia antes da concepção, imagina depois que der as caras!!!!
    Sucesso, Pat, no seu exame e que a dor seja mínima.

    ResponderExcluir
  6. Amiga, essa é a parte chata: exames!!
    Porém, tudo dará certo e será na paz, em frente e para frente, confie.
    Logo, logo esse bebe chega para encher a todos nós de muitas alegrias.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. O lance é o seguinte: filho de Ronei tem que ser marrento!!rsrsrs.
    Amiga, todaaa boa sorte!!Com certeza será " in vivo", porque oe que tá pegando é essa tal de ansiedade.
    Já sei que o exame será feito em Sto Antônio, minha próxima morada, com fé em Deus!rsrsr.

    Beijos, te amo, e prefiro uma sobrinha!!rsrs.

    ResponderExcluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain