quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pré (ocupação) Escolar

Post especial escrito por um futuro "Painho"

A maioria dos pais de primeira viagem faz mil planos para seus pequenos. Entre esses planos, está talvez, um dos mais decisivos quanto à formação da personalidade: a escolha da escola. Vejo os amigos às voltas com esse problema. Eu disse AMIGOS, já que não conheço nenhum homem que goste, por exemplo, de frequentar sequer reunião de condomínio, que dirá de aporrinhações temas como "definição de metas pedagógicas para o ano letivo." Aí podemos nos perguntar "Pô, não basta o moleque aprender? No meu tempo não tinha essas merdas, bastava passar e pronto!" Mas, hoje, ser pai é coisa de profissional, meu amigo. Além do fato de você ter de acompanhar a esposa nessas reuniões! (caso a professora seja uma ruivona peituda que sempre usa uma saia menor do que o decoro magisterial permita, você será dispensado, acredite).

A seguir, minha opinião formada sobre certos aspectos para o tema: Adentrando a escola, suas atividades passarão desde perguntar se há punição caso o moleque saia colocando apelidos nos coleguinhas (no meu caso, acho que terei realmente problemas a tratar com meus filhos...), até inspecionar o banheiro da escola. Sim, senhor. Vai que você depara com um "cú" em letras garrafais? Que tipo de escola é essa, que não ensina as regras de acentuação direito? Absurdo! Sem falar que é no toilete que podemos conhecer o meio social dos alunos. Quem nunca leu um "fulana é galinha", um singelo coração ou mesmo uma piroca com o nome de alguém dentro? Isso me faz lembrar que eu MORRIA de medo de meus pais usarem desse expediente. Não que eu tivesse algo a esconder...Meu medo era que reconhecessem ali a minha caligrafia ou algum desenho de professores sendo empalados, que por coincidência, lembrassem meus traços.


Aí vem a parte onde a pedagoga ou qualquer coisa que o valha começa a listar as metas. E com elas, a mulherada presente inicia as perguntas, já com a intimidade de quem frequenta essas reuniões QUANDO AINDA ERAM ALUNAS:
-Eu gostaria de saber se às sextas-feiras haverão atividades extra-classe. Isso deixa o Caio Felipe de mau humor, e estraga todo o meu fim de semana!
Antes da pobre profissional abrir a boca para seguir adiante, mais essa:
-Vai ter lanche macrobiótico na cantina? A Maria Clara está com mais de 30 quilos! Ah, e por favor, vamos melhorar o estacionamento, né? Andar 50 metros num salto 15 é uó!
Nisso, a reunião termina, e não sai nada relevante. A coordenadora só balbuciou algumas palavras, o que a faz ser mais participativa que você, que por sinal, estará de parabéns se não sacou o celular em busca de um joguinho salvador, além do fato de que perdeu a final do campeonato egípcio na ESPN por conta dessa bendita reunião. Pior: a próxima estará agendada para o mesmo dia da abertura do Mundial de Curling.

Sim, meu amigo. Ser pai é perder as rédeas da sua vida. Tudo em nome de um bem menor (de idade). Ah, e como se não bastasse, depois dessa trabalheira toda, o boletim ainda pode vir em cores variadas. E se for esse o caso, será que você tem a moral para cobrar desempenho escolar e comportamental? Espero que meu filho não leia isso aqui, pois eu respondo: Por via das dúvidas, evite matricular em escolas onde você foi persona non grata. As chances da diretora ser ainda a mesma que o perseguia injustamente são grandes, e ela vai dedurar seu passado para seu pequeno. Certeza. Evite também qualquer instituição onde alguma vítima de seus tempos de escola trabalhe. Mais do que nunca, o dito popular “aqui se faz, aqui se paga” pode tornar-se uma amarga realidade.

Ronei Dias

4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk esse Ronei é uma alça mesmo! Mas sou obrigada a concordar com ele...

    ResponderExcluir
  2. Rônei seu maluco! :)

    Bom, de fato os pais são profissionais hoje em dia. Achei engraçado você supor que vai junto com Paloma para a reunião, sinto desapontá-lo mas isso não será regra, pode se preparar para ir sozinho, fazer suas perguntas e lembrar de tudo porque quando chegar em casa tem que fazer o relatório. tenho certeza que você voltará feliz (e cansado) porque conseguiu esclarecer e achar saída para aquela pequena dúvida da sua cria (e talvez também por ter encontrado outros pais legais).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, ai, espero mesmo poder contar com ele também nessas horas! kkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. EDUCAR, ISSO É MUITOOO COMPLEXO.
    MAS, ESTAR PRESENTE E ACOMPANHAR É ESSENCIAL.
    RONEI, POR TODAS ESSAS RAZÕES QUE COLOCOU AI, TUDO INDICA QUE JR NÃO PASSARÁ PELAS ESCOLAS QUE PASSEI...RSRSRSRS.
    ERA UMA ÓTIMA ALUNA, MAS ADORAVA BRINCAR COM OS AMIGOS, SABE COMO É, NE??? RSRSRSRSR.

    ResponderExcluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain