sábado, 25 de fevereiro de 2012

Das lições que aprendi - e dos exemplos que quero dar

Outro dia vi mãe e filha usando vestidos do mesmo tecido e a menina olhava atentamente para a mãe enquanto esta explicava-lhe algo. Daí lembrei de quantos exemplos, conselhos, modelos aprendi com a minha mãe. Sei que ela fez o que estava ao seu alcance pra dar a mim e aos meus irmãos o que havia de melhor dentro dela e, ainda que fosse menos do que ela gostaria, contribuiu para formar o que nós somos hoje. E não falo só de coisas materiais, falo de valores, de filosofia de vida e é por isso venho citar 3 lições que aprendi com ela e que pretendo replicar aos meus rebentos:

1 - Mulheres ao volante:

Numa época em que poucas mulheres trabalhavam fora de casa, ela bravamente rompia as barreiras do preconceito e não só contribuía com o orçamento doméstico como ainda dirigia um automóvel! Quem tem ou já teve um volante em suas mãos sabe o que isso significa. Liberdade! A quantos lugares pudemos ir com ela (teatro, natação, médicos, casa das tias) pelo simples fato dela ter uma carteira de motorista e dirigir! Isso fez toda a diferença pra mim quanto chegou a minha vez de enfrentar meus medos e conseguir minha habilitação.


Ah, claro que também tivemos inúmeras oportunidades de fazer esses trajetos também de ônibus, o que só contribuía pra valorizarmos o nosso fusquinha!

2 - Querer é poder:

Vivemos incontáveis situações onde o futuro parecia não muito animador, mas pense numa pessoa de coragem! Ela nunca achava que era impossível e melhor, nunca achava que seria ruim recomeçar. E foi  com um monte de recomeços que crescemos. Eu me lembro bem dela dizendo: "Crie um quadro mental daquilo que você quer, não pense em como vai fazer pra conseguir, mas pense todos os dias, com fé, nisso. O universo se encarregará de levá-la até lá!" E não é que funciona? Faço sempre!!! Acho que dispensa comentários do quanto aprender a acreditar em si, a confiar no Divino, é importante na vida do indivíduo!

3 - Os chicletes que não paguei:

Por último, talvez o "carão" mais importante da minha vida.
Eu tinha cerca de 8, 9 anos, no máximo. Estava com o meu chato adorável irmão nas Lojas Americanas e, passando pela sessão de doces, peguei um chiclete de caixinha, abri e masquei. Ele me olhou com cara de cúmplice, mas, em poucas horas, após uma briguinha entre nós, claro que o pestinha me delatou. Bem, levei um sabão daqueles, minha mãe não admitia essas coisas. Argumentei: "Mas mãe, foi só um clicletinho!". Ela, pura sabedoria, me falou uma frase da qual nunca esqueci: "Filha, quem tem coragem de roubar um chiclete poderá um dia ter coragem de roubar um banco!". Tá, podem achar um exagero essa comparação, mas o que valeu mesmo foi a lição por trás dessas palavras. Hoje eu trabalho num banco e se ela não tivesse me corrigido naquele momento eu poderia hoje pensar mil formas de ser desonesta e surrupiar o dinheiro dos outros.
Não serei modesta, não: Tenho o maior orgulho da minha mãe!!!!



11 comentários:

  1. Pá, como sempre, seus posts são emocionantes e divertidos e sempre passam boas vibrações!! Parabénss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Rê!
      Fique a vontade pra comentar, criticar e até sugerir novos posts!
      Super-beijo

      Excluir
  2. Que isso sirva de lição. Da proxima vez, roube DOIS chicletes, para garantir o silêncio do seu irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que você vai falar pros nossos filhos? Oh, céus!!!

      Excluir
  3. Acho que vovó Júlia fez um bom trabalho. Engraçado é que vivi as mesmas experiências com a minha mama (a do chiclete não foi comigo, mas eu tentei ajudar a irmã, porque minha mãe voltoue fez ela pedi desculpas e devolver). Também tenho o maior orgulho dela!
    De segredo vou falar aqui que a coisa que tenho mais medo sobre esse assunto de ser mãe não é o parto, nem a amamentação, nem a adolescência, mas é saber se eu vou conseguir ser a melhor mãe do mundo para a minha cria quanto a minha mãe é para mim. Isso realmente me assusta!

    Agora Rônei fez um comenário importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o seu temor é compartilhado por uma boa parte das mulheres, ao menos todas que eu conheço. É realmente uma baita responsabilidade, mas que não pode ser paralisante (conheço mulheres que optaram por não terem filhos por não suportarem esse julgamento).

      Já viu o trabalo que terei com o pai da prole tendo essas idéias como saída, né? :)

      Excluir
    2. Lorna, realmente sua avó fez um bom trabalho!
      Quanto ao medo de não ser a melhor mãe do mundo, não se preocupe, por mais esforços que a gente faça, nunca acha que está sendo suficiente. e temos que conviver mesmo com isso. Não existe curso pra ser Super-Mãe, se aprende praticando, então temos que correr esse risco.
      beijos.

      Excluir
  4. Filha, fico orgulhosa por ter passado esses valores pra vocês. As vezes eu ficava com dor na consciência por ser tão dura, mas pelo visto valeu a pena.
    Também tenho muito orgulho de todos vocês!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. CHOREI!!!
    APRENDER, ABSORVER...EDUCAR É O PAPEL MAIS DIFICIL DE SER MÃE. É EXATAMENTE COMO CARMINHA ESCREVEU, NUNCA, JAMAIS SABEMOS SE O QUE FAZEMOS SERÁ SUFICIENTE...MAS, TEMOS QUE PRATICAR.
    CARMINHA É UMA MÃE MERECEDORA DE TODAS ESSAS SUAS PALAVRAS, E ATÉ EU TENHO QUE AGRADECER, POIS ELA JÁ ME DISSE VÁRIAS PALAVRAS QUE ESTÃO PARA SEMPRE EM MEU CORAÇÃO.
    BEIJOS PARA A MÃE CARMINHA E PARA A FUTURA...PALOMA!!!!
    TENHA CERTEZA QUE NA HORA QUE FOR MÃE SERÁ A MELHOR QUE PUDER SER, E ISSO JÁ ACALMARÁ SEU CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom poder contar com amigas como você, Rê, que, mesmo à distância, estão pertinho do coração da gente! Obrigada por tudo!!!

      Excluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain