quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Histero e um Colo Mariquinha

Escrevi aqui e aqui sobre a saga dos exames pré-gestacionais que nós, tentantes, estamos vivenciando.

Pois bem, desvendada a teoria da histerossalpingografia, aguardei o primeiro dia do ciclo menstrual para poder marcar a data do exame, conforme orientação da clínica.

Um parêntese aqui: Sei que, como eu, há muitas tentantes por aí, que pesquisam informações detalhadas do que puderem na net para poderem aliviar a ansiedade nessa fase por vezes tão complicada, e por isso não quero aqui fazer um texto bonitinho, omitindo as situações, digamos, mais constrangedoras, porque isso em nada ajudará as companheiras de causa. Fecha parêntese.

A MARCAÇÃO

Sexta-feira, antes do São João, foi o início o novo ciclo. Liguei pra clínica em Feira de Santana zilhões de vezes e ninguém atendia, deviam ter fechado por causa da festa junina, por isso decidi ligar na segunda-feira, rezando pra que tudo desse certo. Mas o que aconteceu depois foi diferente do que eu imaginava. O exame deve ser feito entre o oitavo e o décimo dia do ciclo, período em que o colo do útero ainda está aberto devido à menstruação, porém antes que seja iniciada a ovulação. Só que não havia mais vaga na clínica pra fazer na sexta seguinte (8° dia) e na segunda (11° dia) seria o feriado pela Independência da Bahia. Terça, segundo a moça, já seria tarde demais. Eu teria que aguardar o próximo ciclo. Expliquei a ela que não estava encontrando vaga em Salvador e que estava de férias, por isso poderia viajar desta vez, mas seria mais complicado fazer isso no mês seguinte. Foi quando a atendente, gentilmente, me deu o número de uma clínica em Santo Antônio de Jesus, a 192Km de Salvador, contra os 112Km de Feira de Santana, mas tava valendo. Liguei pra lá e, SORTE, tinha vaga pra sexta!

INSTRUÇÕES PRÉ-EXAME

Recebi da clínica as seguintes orientações:
- Na véspera: tomar antialérgico durante todo o dia a fim de evitar uma possível reação ao contraste de iodo. À tarde, usar um laxante para evitar que o "conteúdo" do intestino prejudique a imagem do Raio X. 
- No dia: levar anti-espasmódicos para tomar 1h antes do exame e também após, em caso de dor. Levar ainda absorvente, pois pode ocorrer um pequeno sangramento após o procedimento.

A ESPERA

Por um compromisso no trabalho, Ronei não poderia me acompanhar, então resolvi viajar de ônibus, pois não sabia como estaria me sentindo pra dirigir na volta. Com minha cunhada a tiracolo, reuni coragem e fé e fui fazer o exame. Partimos ainda pela manhã e enfrentamos as três horas até Santo Antônio. Almoçamos lá e fomos para a clínica. Apesar de chegarmos 13:30, fui informada que o exame seria feito às 15:30. Longa espera e, depois de algumas reclamações e protestos, às 16:15, me chamaram para a sala. Já estava um pouco aflita, já que o último ônibus de volta pra Salvador seria às 17:10.

O EXAME

A técnica de radiologia me entregou o avental com abertura na frente e pediu que eu me deitasse sobre uma mesa radiológica comum e tirou a primeira chapa (o nome é feio, mas é esse mesmo, meu chapa!).

 Imagem aqui

Só então o médico entrou na sala e pediu que eu me aproximasse da extremidade da mesa e ficasse com as pernas flexionadas e, com o espéculo, visualizou o colo do útero. Em seguida, colocou a sonda. Não senti dor, só um desconforto natural (que as mulheres já conhecem) e uma cólica que considero de intensidade média. Em seguida, voltei para baixo do emissor de Raio X e mais uma chapa foi tirada. A técnica retornou à sala, injetou (ou tentou injetar) o contraste e tirou mais outra chapa. Foi aí que começaram (?) os meus problemas. O médico retornou e, com a cara um pouco tensa, pediu que eu voltasse à posição para que ele visualizasse novamente o colo do útero (mais uma vez o desconfortável espéculo e mais uma vez a cólica). Me fez algumas perguntas (se eu costumava sentir cólicas, qual a duração do período menstrual, etc) e me deu uma notícia que eu não esperava. A sonda havia saído do lugar, pois, segundo ele, o colo do útero estava muito fechado e o contraste não havia encontrado passagem. Disse que era algo comum, que eu não devia me preocupar, mas que, se ele forçasse, podia me machucar. Aconselhou que no próximo (!) ciclo eu tentasse fazer o exame novamente, porém antes do oitavo dia, pra garantir a que o colo do útero ainda estivesse aberto. Fazem idéia da frustração que senti na hora? Por tudo, pelo trabalho que foi marcar, chegar, esperar e ter que voltar sem sequer conseguir fazer o procedimento completo. Um colo de útero teimoso, birrento, que não quis conta com o exame. 

- Abre a porta, Mariquinha!
Imagem aqui

Saímos da clínica faltando poucos minutos para o último ônibus, mas deu tempo para embarcarmos

Voltamos em silêncio, eu me perguntando os motivos pra que isso tivesse acontecido, pra que o colo estivesse fechado. Se foi algo que podia ser evitado, como o nervosismo, a preocupação com o horário da volta, se foi a indelicadeza do médico com o espéculo, ou se era meu organismo mesmo e eu devia seguir a orientação do médico e tentar fazer o exame logo após o encerramento da menstruação. Era um sentimento de raiva de mim mesma, de frustração, de impotência, de impaciência. Enfim, enquanto tentava reorganizar meus pensamentos, assistia pela janela um pôr do sol que acontecia por trás das verdes planícies, o céu alaranjado, foi avermelhando, avermelhando, até escurecer por completo. Juro, aquela sequência de imagens me deu uma paz, como se algo me dissesse que nada está fora do lugar e que tudo, tudo mesmo, ocorre no tempo certo. Que assim seja.


Pra falar a verdade, não decidi ainda se realmente farei o exame no próximo ciclo. Como vocês puderam ver, são muitas coisas envolvidas, inclusive o deslocamento a outra cidade e isso é muito desgastante. Por enquanto, vou brincando comigo mesma, cantarolando essa velha música de Sandy & Junior e deixo pra decidir o bis da histero depois...


16 comentários:

  1. Tenha calma, Paty. Tudo tem sua hora e o lugar pra acontecer. Muita fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força, Mau! Logo, logo teremos um(a) companheirinho(a) pra Thor! rsrsrs

      Excluir
    2. Muito legal seu post, você já conseguiu engravidar?Um abraço!

      Excluir
  2. MINHA AMIGA, QUE MERDA!!!
    ESSE É MEU SENTIMENTO AO LER SEU TEXTO. E, IMAGINO A SENSAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO...MAS, TENHA CALMA E AO INVÉS DE VIAJAR, PORQUE NÃO MARCA EM SALVADOR MESMO, PARA QUANDO DER, QUANDO TIVER, ACREDITO QUE ISSO VAI AJUDAR, E COM CERTEZA, TENTE SE ACALMAR NA HORA DE FAZER ESSES EXAMES...
    TUDO DARÁ CERTO, ACREDITE!!
    BEIJOS E CONTE COMIGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pensar direitinho, Rê! Obrigada por tudoooooooooooooooo.
      Beijos

      Excluir
  3. Pa, que merda mesmo! Vem cá, você não pode fazer as continhas do ciclo e marcar a consulta logo não?

    Bom, por enquanto eu só posso me juntar a sua corrente de oração, mas se precisar de qualquer coisa, é só falar.

    Ah, para deixar claro, o exame não dói né? Só incomoda, né? Tipo o preventivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ló, só incomoda, tipo o preventivo mesmo, com a intensidade maior da cólica, mas dá pra ficar bem.

      Quanto a marcar o exame de novo, tô amadurecendo a idéia e começarei a estudar as possibilidades.

      Obrigada pela força, orações são sempre bem-vindas!
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Ainda bem que vc registra tudo isso pra o baby depois ter consciência que deve ser um filho beeem bonzinho já que deu esse trabalho todo antes de chegar! ;)

    ResponderExcluir
  5. Que saga, amiga!!!

    ResponderExcluir
  6. Oh, Paty!! Com essa riqueza de detalhes, o coração doe! Você é uma pessoa tranquila e paciente, isso é muito admirável, por isso, tenha paciência consigo! Como sempre te digo, quando você menos esperar, já aconteceu!! Que Deus te abençõe, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paciência e persistência, além de fé Naquele que está no comando de tudo!
      Obrigada, amiga.
      Beijos.

      Excluir
  7. Ai, meu coração tá aqui apertado pela falta de humanidade que uma clínica dessas deveria ter...no mais, "Deus sussura a nós na saúde e prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de ouvir a voz de Deus. Então Ele gira o botão do amplificador por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz."
    Serenidade, irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serenidade sempre, irmãzinha. Em todas as horas. Obrigada!

      Excluir
  8. Qual o nome da Clinica? Eu vou precisar fazer e em salvador nao tem vaga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Segue abaixo o nome de algumas clínicas:
      ULTRA-KLINIK - EM SANTO ANTONIO DE JESUS (75)3631-2533
      CLINICA DE RADIOLOGIA- EM FEIRA DE SANTANA/BAHIA
      INSTITUTO DE RADIOLOGIA - EM FEIRA DE SANTANA/BAHIA (75)2101-8722
      MEMORIAL IMAGEM - EM SALVADOR (71) 4004-0107

      Excluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain