domingo, 5 de agosto de 2012

Bad-boy-bands e outros "bês"

O que acontece se juntarmos quatro ou cinco garotos afinados (?), uma coreografia bem ensaiada, canções melosas românticas, figurinos bregas descoladinhos e uma legião de descontroladas fãs, o que temos? Uma BOY BAND. 


Imagens aqui

Ora, não venha me dizer que nunca curtiu uma. Aposto que já! Vou explicar: 


O termo "boy band" surgiu para denominar grupos pop que tinham determinadas características em comum. São formados por rapazes que geralmente compõem as próprias músicas cantando o amor e as rebeldias próprias da idade. Ao contrário das bandas comuns, onde há apenas um vocalista enquanto os outros  tocam instrumentos, numa boy band todos cantam e dançam. Daí, apesar do termo ter surgido na década de 90, podemos verificar que grupos similares existiram muito antes. Assim foi com os Temptations na década de 60, os  Bee Gees e The Osmonds na década de 1970 e no início dos anos 80 o grupo latino Menudo. Há até quem classifique também os Beatles e os Jackson 5 como boy band, pire aí! Então não venha me dizer que, em 5 décadas, não foi fã de ao menos uma delas !!!

Como não dá pra listar todas, vou colocar aqui as que eu curti quando eu "podia", pois a década e a idade me permitiam:

New Kids on the Block


Essa foi a minha boy band predileta. Minha irmã tinha um disco, justamente o álbum de maior sucesso deles que é, que é, que é.... STEP BY STEP, sim, senhores. E como tocava! 


Os New Kids on the Block, NKOTB, banda norte-americana, teve um enorme sucesso nos anos 80 (não só na minha casa). Em 95 eles deram um tempo da banda, ressuscitando retornando em 2008 com o Backstreet Boys, formando assim o NKOTBSB (!!!!), enchendo estádios fechados nos Estados Unidos e até vieram ao Brasil este ano, (sem o BSB) e bombaram!. 


Jordan Knight, Jonathan Knight, Joe Mclntyre, Donnie Wahlberg e Danny Wood continuam na formação da banda.


Não vou postar o vídeo de STEP BY STEP, porque seria muito óbvio, então vou com TONIGHT que era boa pra "sonhar" com o meu querido Joe... hehehe

New Kids on the Block


Menudo


Taí uma banda da qual guardo boas lembranças. Era uma febre! Eles enlouqueciam as minhas primas adolescentes! Todo mundo ensaiava na frente da tv, nos playgrounds, no quintal de casa, onde quer que fosse, as coreografias desses  porto riquenhos charmosos.


A banda trocou de integrantes diversas vezes, mas na época de seu apogeu contava com Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Melendez, que, meses depois foi sucedido por Ricky Martin. Os meninos eram versáteis, cantavam em inglês, espanhol e até mesmo em português (como a romântica Se Tu Não Estás, originalmente "If You're Not Here")

Menudo no tosco "Viva a Noite"



Poxa, o clip abaixo é antigão, tive pena de não colocar. Olha só, minha gente!



Dominó


Na onda das boy bands que estouravam no Brasil vindas do exterior, a produtora de Gugu Liberato criou o grupo Dominó.


O auge se deu também nos anos 80 e no final dos anos 90. Sucessos como "Ela Não Gosta de Mim", "Companheiro", ""P" da Vida" e "Com Todos Menos Comigo" cantados por Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues falavam direto aos corações das adolescentes brasileiras e todas queriam ser a poderosa "Manequim"!

Dominó - Manequim


Polegar

Mais uma banda criada pela Promoart (grupo de Gugu Liberato), o Polegar (que hoje poderia se chamar "curtir") marcou época no final dos anos 80 e também foram um fenômeno, sendo recorde de público em quase todas as cidades em que se apresentavam no Brasil e em outros países da América Latina). "Dá Pra Mim", "Ando Falando Sozinho", "Ela Não Liga" e "Sou Como Sou" são alguns dos hits mais conhecidos. Os integrantes originais também foram substituídos, tendo participado Alex/Denis, Rafael/Ricardo/André, Marcelo, Alan, Ricardo/Fernando.



N Sync 


Essa aí tem clips divertidíssimos e com muito mais recursos. 


Dominando as paradas no final dos anos 90 o N'Sync, composto por Lance Bass, JC Chasez, Joey Fatone, Chris Kiripatrick e Justin Timberlake, cantou com grandes artistas como Elton John, Michael Jackson, Stevie Wonder, Celine Dion etc.


N Sync - It's Gonna Be Me



E assim elas vão surgindo, sumindo, reaparecendo. Seja Backstreet Boys, Jonas Brothers, One Direction, The Wanted, Big Time Rush, Jonas Brothers, Hanson, Boyz II Man e outros tantos, o fato é que elas agradam há gerações. 


Esse post foi "solicitado" pela minha cunhada eternamente com cara de adolescente Piu, também conhecida como Rafaela". Não entrei em detalhes sobre as boy bands prediletas dela, mas deixei que me ajudasse com algumas informações do post. ;)

Vamos lá, não se reprima e conte aí a sua predileta!

4 comentários:

  1. NENHUMA. Fui uma vítima dessas bandas: Primas queriam ver o Dominó, bem na hora do desenho. Colegas de sala enchiam o saco com pôsteres dessas amebas. Minha irmã infernizava os ouvidos com bsb e outros da época. Ainda bem que estou livre agora......Oh, wait!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorava TODAS as dos anos 90, pena que meus "queridos" irmãos "davam fim" em meus CDs e fitas... Mas a vingança virá com as filhAs deles, que ouviram RESTART, ou outra bandinha que estiver na "moda"! HA-HA-HA!
    Hoje so Wanted(acho bacana, ta?!) e Maroon 5( não considero boy-band, ja que as músicas são "safadinhas" ou invés de românticas!).


    EVERYBODY, YEEEEEAAAAHHH!

    ResponderExcluir
  3. Os seus cd´s saíam voando pela janela. Não temos culpa.

    Ridícula. Wanted é pra quem tem metade de sua idade.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkk...não sei se o riso é pelo post ou por causa de Ronei e Rafa...mas, esqueceu do TREMENDO.
    Não tenho nenhuma vergonha em dizer que curti várias dessas boy band, inclusive Dominó e Menudo assisti a shows...coitado o meu pai que foi me levar...rsrsrsrrss.
    Recordar é viver!!

    ResponderExcluir

E você, o que achou? Comente aqui:

Outbrain